MANUTENÇÃO
PREDITIVA​

 

+55 12 3949-2992
Seg a Sex - 08 as 18 Horas.

Atendimento: +55 (12) 3949-2992  

Localização: Parque Tecnológico UNIVAP - Av. Shishima Hifumi, 2911

Sala 106 A - 1o Andar - Urbanova - CEP 12244-000

São José dos Campos / SP - BRASIL

tecnolass@tecnolass.com.br

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Copyright © 2019 - Tecnolass Tecnologia Ltda

Zona Exclusiva para Descargar
Zona Exclusiva para Descargar
Zona Exclusiva para Descargar

ANÁLISE DE ÓLEO LUBRIFICANTE

 

A TECNOLASS é uma empresa especializada em serviços de manutenção preditiva, e nosso objetivo é estabelecer uma parceria duradoura com sua empresa, aumentando a eficiência e qualidade dos serviços e ao mesmo tempo possibilitando a redução nos custos totais com manutenção, através da Análise de Óleo Lubrificante e Isolante. A Manutenção Preditiva se utiliza de várias ferramentas importantes, tais como a análise de vibrações, termografia, ferrografia, análise de óleo e ensaios não destrutivos, para realizar uma avaliação segura das condições de funcionamento dos equipamentos, acompanhando a evolução de falhas detectadas.

 

Com isso, é possível fornecer previsões de quebra dos equipamentos monitorados por essas ferramentas, garantindo o aumento da confiabilidade do sistema analisado com operação sem riscos de quebra inesperadas até a execução de uma parada planejada, ou até mesmo o aumento da vida útil do equipamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVO:

 

O principal obejtivo da utilização da ferramenta de diagnóstico análise em óleos lubrificante feito pela TECNOLASS, é a monitoração do compartimento lubrificado, visando estabelecer a manutenção preditiva do mesmo. Como objetivo secundário pode-se ampliar o tempo de utilização do óleo em serviço em cada compartimento, promovendo sua substituição com base nos resultados e informações contidas no laudo de análise.

 

 VANTAGENS:

 

Aumento da confiabilidade, pelo conhecimento do real estado da máquina;Evita paradas inesperadas, manutenções corretivas e avarias de proporções catastróficas (na maioria dos casos);Aumenta a vida útil do equipamento;Aumenta a produtividade pela programação das paradas;Economia de lubrificantes – a troca do óleo pode ser feita com base nos resultados de análises.

 

Descrição de Ensaios Realizados

 

ENSAIOS FÍSICO-QUÍMICOS EM LUBRIFICANTES:

 

Destinam-se à verificação das propriedades mais importantes do lubrificante como forma de garantir o cumprimento de sua tarefa mais importante: a minimização do desgaste. Abaixo a descrição de alguns destes ensaios:

  • Viscosidade

  • TAN

  • Teor de água % e/ou PPM

 

Além dos ensaios de rotina acima descritos, a TECNOLASS pode, quando julgar necessário realizar outros ensaios que possam fornecer mais esclarecimentos técnicos sobre as condições reais do óleo e do sistema lubrificado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESPECTROMETRIA (METAIS):

 

Possui uma aplicação ampla, tanto no controle do lubrificante como no monitoramento preditivo da máquina em si. São monitorados 21 elementos metálicos:

 

(Fe,Cr,Pb,Cu,Sn,Al,Ni,Ag,Si,B,Na,Mg,Ca,Ba,P,Zn,Mo,Ti, V, Ng e Cd) que estão relacionados a desgaste, aditivação e contaminação do lubrificante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTAGEM DE PARTÍCULAS:

 

É uma das formas mais tradicionais para avaliação do grau de contaminação sólida em sistemas hidráulicos. Possui a vantagem de fornecer resultados em unidades tradicionais e conhecidas, porém não permite a identificação da causa raiz. É costume reportar os resultados tanto de acordo com a ISO 4406 como a NAS 1638. Entretanto, a ISO 4406 dá conta apenas da forma de se representar os resultados. Os métodos que determinam a forma de se efetuar a contagem são aqueles utilizados: ISO 4407, NAS 1638 e a ARP 598 (Aerospace Recommended Practice ARP 598) por conta de seu trabalho na área aeronáutica. São métodos bastante similares onde a contagem é realizada manualmente em membrana de 0,45μm ou 0,8μm sob a luz de microscópio óptico. Para casos simples, empregam-se métodos automáticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MODELO RELATÓRIO:

 

O relatório técnico de análise de Óleo Lubrificante será apresentado para a CLIENTE com o nível de detalhamento apropriado, conforme modelo abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GARANTIA DOS SERVIÇOS:

 

A TECNOLASS garante o escopo do ofertado, incluindo a reapresentação de um novo relatório sem ônus para o CLIENTE caso o mesmo seja reprovado, será garantido a adequada identificação e rastreabilidade dos documentos relativos aos serviços realizados nos equipamentos, sendo que as conclusões e recomendações referem-se exclusivamente à amostra e às informações prestadas pelo cliente.

 

Pacotes de Análises

 

INDUSTRIAL 01:

 

Composto Por:

  • Ensaios Físico Químicos

  • Contagem de Partículas

  • Análise Morfológica

  • Espectrometria de Metais por ICP

 

INDUSTRIAL 02:

 

  • Ensaios Físico Químicos (Água, TAN, Viscosidade)

  • Contagem de Partículas ISO e NAS

  • Análise Morfológica

  • Espectrometria de Metais por ICP

  • Ferrografia Analítica

  • Ferrografia Quantitativa

 

Caso prefira não comprar o pacote, poderá solicitar qualquer ensaio individual.

 

Tel: (12) 3949-2992

SOLICITE UMA PROPOSTA NO FORMULÁRIO ABAIXO